Rancho das Rendilheiras da Praça
Com sede em edifício próprio na rua que tem o seu nome da cidade de Vila do Conde, é um agrupamento artístico, cultural e regionalista. Fundado em 1920, embora um jornal da época aluda já á sua existência em 1915. É considerado sem sombra de dúvidas o rancho mais antigo de Portugal.
As suas quase centenárias raízes, foram inspiradas em tradições, cultos e costumes populares que os séculos fizeram dobrar em Vila do Conde, desde a milenária evocação religiosa festiva a São João Baptista, seu padroeiro, em 24 de Junho. A história da nossa terra é rica em monumentos e belezas naturais. Foi berço e nela também viveram figuras ilustres deste velho continente de que nos fala a nossa história pátria, dos seus “Varões insignes, poetas, prosadores, guerreiros e eclesiásticos de grande honra e glória... são famosas as suas Rendas de Bilros e todo o repositório salutar de virtudes ancestrais, que são o orgulho da Alma do Povo Vilacondense.
Os seus cânticos e danças são de uma originalidade singular, musicadas e compostas por mestres vilacondenses.
Os poemas e cantares exprimem tudo o que existe de monumental e artístico em Vila do Conde, e a musa inspiradora de quantos por aqui passaram e ficaram embebidos de tanta beleza ambiental.
Read More ▾